domingo, 27 de junho de 2010

Uma conversa entre espelhos

Os espelhos, em especial os de elevador, vêem de perto a solidão humana. Quando o andar chega, todos descem e só resta um único passageiro, as coisas mais absurdas e inimagináveis acontecem. Vão desde caretas a choros. Triste e cômico assim. A relação ser humano x espelho revela bem quem somos. Agora pensemos neles, nos espelhos. Que rotina desoladora e quanta sobrecarga emocional eles aguentam...

- Um dia desses, quando todos saíram do elevador, um cidadão, um cara alto, magro e com uns braços longos deu aquela olhada clássica no rosto: conferiu se a calvície não tinha avançado; se nenhuma nova e maldosa espinha havia nascido e se nenhum arroz guerreiro do almoço havia gostado dos seus dentes. Eu só não contava com ...

- Com o quê?

- Com aquela coisa branca que reluziu para mim.

- Coisa branca?

- É. O safado abaixou as calças e virou a bunda pra mim.

- Nossa! Que horrível!

- Já suportei muitas coisas, inclusive amassos pra lá de calientes entre chefe e subordinado; agora, cá pra nós, mostrar a bunda? É o fim da picada!; o frigir dos ovos!

- Veja como nossa vida é triste: temos que aguentar tudo isso e sequer podemos nos suicidar.

- É. Ninguém pensa em nós. Todos se olham. Todos nos usam. Devo ter umas mil faces guardadas em minha mente. Mil faces desses seres tristes e indecifráveis.

- Nesses meus longos anos de existência, uma dúvida sempre me perseguiu: por que as pessoas esperam as outras saírem para poderem, só então, se olhar e reolhar? Por que é que na solidão eles se mostram tão estranhos assim?

- Não faço ideia.

- Suspeito. Apenas suspeito que a rotina deles é uma farsa total. Todos devem fingir que são comportadinhos e bem educados, mas, aqui dentro, dentro desse maldito elevador, revelam quem são! O quão sombrios e tristes são!

- É uma boa teoria.

- Alá! Alá! Vem vindo outro.

- É. Voltemos ao trabalho.

- Pois é. Acho que vou sacaneá-lo. Só de raiva! Vou aumentar o tamanho do nariz desse corno em três vezes!

- Te ajudo!

3 comentários:

  1. Os seres humanos são todos uns farsantes mesmo.
    Ou, pelo menos, se mascaram em algum momento.
    Às vezes, nem mesmo sozinhos conseguimos ser nós mesmos, mas diante do espelho, acho que temos a chance de nos enxergar, não só isso, mas também imaginar um outro nos observando e nos analisando em "como seríamos vistos se agíssemos assim?" (fazendo careta ou mostrando o traseiro)

    Quando vc comentou sobre soma, achei que estivesse rindo da minha cara e que não sabia o que era por isso riu.

    ResponderExcluir
  2. "[...] acho que temos a chance de nos enxergar, não só isso, mas também imaginar um outro nos observando e nos analisando em "como seríamos vistos se agíssemos assim?" (fazendo careta ou mostrando o traseiro)[...]"

    Perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Estou divulgando a revista graciano no meu blog, q fala sobre literatura feita no ES, se puder da uma confirida =)

    ResponderExcluir